Importância dos pais e da família na reabilitação da criança com IMPLANTE COCLEAR

implante coclear, reabilitação, família, pais, criança

Qual a importância dos pais na reabilitação da criança com Implante coclear?

 

Neste processo é sabido que os pais desempenham um papel decisivo na reabilitação dos seus filhos e juntamente com o jardim de infância (depois com a escola), para conduzir todo o processo educativo e de rebilitação do seu filho implatado.

As atitudes e comportamentos das pessoas que rodeiam a criança, e as suas diferentes etapas de reabilitação e desenvolvimento das suas capacidades de comunicação ( a fala ) são determinantes no sucesso do implante coclear; porém, se mal orientados, podem pelo contrário, inibir a comunicação retardando a fala e consequentemente a aprendizagem e sucesso escolar.

A família, pais e irmãos, têm pois um papel decisivo na reabilitação da criança implantada.

Uma vez iniciado o processo de reabilitação auditivo, e regressado a casa, ao seio da sua família, os pais não podem esperar que a criança que agora “ouve” comece a falar fluentemente.

Este é um processo lento, e que depende de vários factores: do desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança, da sua disciplina e capacidade de trabalho, do seu meio familiar, das pessoas que interagem com a criança, etc…

Assim, a familia a par dos momentos por vezes da grande frustação vai acumulando experiências e saber de grande valor, que muitas vezes escapam aos profissionais.

É óbvio que os pais se confrontam com inúmeros dificuldades e dúvidas e que muitas vezes não têm a quem recorrer. Estes pais, são pais que ao longo da vida do seu filho poderão passar por diferentes níveis de “stress” muito superior aos outros. Estes pais são confrontados no dia a dia com inúmeros factores difíceis de gerir e que requerem uma grande capacidade de adaptação.

Os próprios serviços e profissionais ligados ao processo educativo e de reabilitação da criança implantada são um dos principais factores de “stress” das famílias. As dificuldades que os pais sentem no acesso aos serviços e aos profissionais, a falta de coordenação das acções e informações e ainda apouca sensibilidade para as preocupações e necessidades reais dos pais, são por si só factores causadores de “stress”. A criança implantada necessita de um acompanhamento multidisciplinar (terapeuta da fala, otorrino, audiologista, professor de ensino especial, etc.) competente, interessado e sobretudo que funcione como uma equipe e em colaboração com os pais.

A escola e a família deverão por isso ser parceiros na educação e reabilitação da criança.

A comunicação e a troca de informação entre pais, professores e técnicos é um factor extremamente importante e decisivo na educação e desenvolvimento da criança com implante coclear e disso dependerá o seu verdadeiro sucesso.

Fátima Salazar http://apaic.pt

About these ads

Sobre Saúde auditiva
Implante Coclear E um Implante Coclear, vale a pena? Sim. Posso garantir-lhe que um implante coclear vale todo o esforço... cada centavo... http://ouvidobionico.org

One Response to Importância dos pais e da família na reabilitação da criança com IMPLANTE COCLEAR

  1. Luciana C. Domingues disse:

    é muito importante que a família acompanhe seu ente e seja orientada com muitas informações para que se sinta segura e confiante durante o processo de adaptação do implantado

Deixe sua mensagem no ouvidobionico.org

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: